Assumindo os compromissos expostos, propõe-se uma solução de monitorização de controlo e gestão em regime de concessão das Instalações Sanitárias, através de um torniquete/gate mecânico e totem moedeiro, simultânea vigilância humana, apoiadas sobre uma profissional equipa de limpezas.
O conceito será o de utilizador pagador. Propõe-se uma cobrança pecuniária de €0,50 por cada admissão à Instalação Sanitária.
Aplica-se a espaços com a afluência de utilizadores/dia e têm os componentes base e necessários para o modelo de gestão ser replicado em instalações de características semelhantes, disponibilizando o fornecimento de energia e adução de água às instalações.
A proposta caracteriza sete grupos:
Vigilância humana
Equipa/Serviço de limpeza
Manutenção/conservação da infra-estrutura
Adaptação espacial e controlo de acessos
Optimização Ecológica
Poupança de 40 % de água no abastecimento geral
Reciclagem de 100% águas dos lavatórios
Devido ao avultado investimento inicial da instalação dos torniquetes/gates, bem como da adaptação do espaço à solução arquitectónica, que será suportado pela CP- Controlo Passagem, sendo reflexivo e sugerindo:
Opção A; contrato de cinco anos pelo mesmo período, na distribuição das receitas no seguinte modo:
Opção B; contrato de cinco anos renovável automaticamente de três em três anos, distribuição das receitas equivalente.
- Opção A, no 1º ano ao 5º ano da vigência do contrato, será repartida 100% das receitas, para a CP-Controlo Passagem.
- Opção B; após o 5º ano e restante, serão repartidas as receitas, conforme prévio acordo, pelas partes.
- No término da concessão, a propriedade dos equipamentos e/ou bens objecto do contrato transitam para a CP-Controlo Passagem. Caso se proceda necessidade de aluguer do equipamento, sistema de reciclagem das águas e Gestão do Totem, será de acordo por ambas as partes, tendo a CP-Controlo Passagem a exclusividade para a renegociação do contrato.